quarta-feira, 21 de abril de 2010

Deixando o Pesado pra Deus….

Nas últimas postagens falamos sobre aprender a se proteger das pauladas que nos tornam estéreis. Descobrimos que precisamos guardar nosso coração, pois dele saem às saídas da vida. Mas como isso se torna possível? Como podemos trocar as fontes do nosso coração? Como guardar algo que nem mesmo entendemos direito?

Primeiro queremos deixar claro que a idéia de nós mesmos guardarmos nosso coração é uma grande furada. Podemos com muito esforço guardá-lo por algum tempo. O problema é que os dias que não conseguirmos guardá-lo as reações em nós ainda serão como no começo... terrena, animal e diabólica. Não pode ser então fruto de uma tentativa do nosso intelecto. É louvável tentar, mas nada efetivo.

O segredo é aprender a deixar o pesado com Deus. Existem coisas que só mesmo o Pai pode conseguir. Ele é o único que esquadrinha os corações. Existe alguém fera nesse assunto, esse é o Pai.

O apóstolo Paulo em Romanos 8:27 apresenta Deus como aquele que é capaz de examinar os corações. Em Filipenses Paulo afirma que Deus é poderoso pra guardar nossos corações. Qual seria nosso papel então?

Na última postagem falamos sobre o ambiente propício para que Deus viesse sobre nossos corações, um ambiente de paz. Existem muitas emoções que nos tiram a paz. E elas vêm nos roubar. Elas são chamadas de inquietações em Fl. 4:6.

São exatamente essas inquietações que nos levam a fonte que é terrena, animal e demoníaca. Precisamos então nos livrar desses pensamentos e somente assim deixar o Pai trabalhar com o resto. Como será possível isso acontecer?

O apóstolo Paulo revela como tornar isso possível.



“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.”

Fl.4:6-7



O segredo está em não estar inquieto por coisa alguma. E como? Esvaziando nosso coração a todo instante que as circunstancias o encherem de inquietações e ansiedades. Na prática precisamos lutar para não andar, ou seja, passar tempo com esses sentimentos. O tempo que esses pensamentos permanecem, destroem o ambiente de paz. Liberam o que é terreno, animal e demoníaco.

Quando perceber que esse tipo de pensamento vem sobre seu coração é preciso parar tudo e em oração expurgar toda inquietação e ansiedade. Mas é preciso fazer isso com fé. Pois Paulo afirma que as orações e súplicas devem ser com ações de graça. No velho testamento a oferta de ações de graça era resultado de algo bom que havia acontecido. Pra Paulo as orações e súplicas deveriam acontecer com uma firme convicção de que seriam respondidas. A ponto de orar com ações de graça. Ou seja, agradecendo por que sua resposta já chegou mesmo antes de chegar.

Esse é um exercício diário que vai mudar nossas vidas. Quem aceitar esse desafio descobrirá um novo mundo a sua volta. Suas fraquezas não mais terão forças para subjugar nem acusar. Um tempo onde nossas atitudes não mais nos denunciarão. Seremos irrepreensíveis e o melhor, isso em muita paz. Um novo tempo a ser construído. O futuro começa agora. Hoje vamos lutar, mas amanhã estaremos livres.

Eu profetizo que você vai conseguir. Não mais na sua própria força, mas nos braços fortes do Pai. Não desista!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um grande abraço

Graça e Paz

Franklin

2 comentários:

  1. Meu querido irmão Franklin....é bom saber que a sua demora nas postagens é só devido as correrias do dia a dia.
    Sua prima Ana Stelet também anda meio atarefada.
    ....
    Sabe irmão, eu tenho procurado colocar todo o peso nas mãos do Pai, mas confesso que muitas vezes quero dar uma mãozinha a Ele e sofro porque não resolvo nada e ainda fico sob a tirania das preocupações.
    Eu recebo as tuas palavras e não desistirei nesta busca do aperfeiçoamento da dependência que devemos ter no Senhor.
    Sabias palavras meu irmão, que Deus nos ajude nesta caminhada.
    Firmeza..!!

    ResponderExcluir
  2. Primo, saudade de tu. Passando rapidinho, palavra maravilhosa de ânimo, sempre sou abençoada. Desculpe não ter passado antes, muitas coisitas pra fazer e também acontecendo, rsrs. Mas tudo está no controle do pai, bjs.

    ResponderExcluir