terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Continuando a saga da ovelha....

Continuando a saga da ovelha....




“Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. Pv 4:23



Antes de falar de como guardar o coração preciso compartilhar sobre as “fontes da vida”. Precisamos então entender que fonte é o condutor daquilo que está no interior para fora. Vamos dizer que ela é a expressão visível do que está escondido no interior.

Nós expressamos de várias maneiras, mas você há de concordar que a maior expressão é a fala. Certa vez Jesus afirmou que a boca fala do que está cheio o coração (lc. 6:45). Desta maneira podemos dizer que a fala é a expressão maior do coração.

Essa é uma verdade que precisa ser entendida para que o que vamos continuar tratando não seja mal interpretado. O que faria muito mal.

Não podemos calar ou fechar as saídas do coração. Quando somos agredidos na alma, não podemos ignorar a dor e nos calar por termos aprendido ser isso o certo. Não podemos nos forçar ser quem nós não somos. Como diria Paulo, não podemos nos adequar a um jugo de escravidão. Isso vai gerar doenças na alma que resultarão em problemas muito maiores.

Quando Tiago fala sobre a língua e seu poder ele afirma que devemos dominá-la e não a cortarmos. Ele aponta a figura de um cavalo enorme que é conduzido pelo pequeno freio. Ainda ressalta que o grande navio é conduzido por um pequenino leme. Em ambos os casos o freio e o leme não são usados para parar ou estagnar, mas para continuar no caminho desejado. A idéia não é gerar um crente que aceita tudo e se deixa machucar e ferir. Como se isso fosse ser espiritual !? Na verdade isso é ser idiota.

Precisamos entender também que falar tudo o que vier na cabeça vai gerar todo mal que tanto lutamos contra.

O objetivo dessa postagem é alertar que Deus te deu sabedoria e entendimento. Isso não pode ser ignorado por você e nem por ninguém. Mas também é nosso objetivo ressaltar que uma verdade dita na hora errada e da maneira errada vai gerar caus. A verdade é para ser dita na hora certa e da maneira certa. Ao fazer isso estaremos começando a guardar nosso coração.

É sobre isso que falaremos na próxima postagem. Como trazer a justiça de Deus com nossas palavras. Como usar essas saídas da vida de tal maneira que meu coração permaneça livre pra fluir em Deus e não ser preso nas ofensas.

Um Grande abraço

Graça e paz

Franklin

5 comentários:

  1. Mano Franklin...beleza?
    Sabe irmão, eu vivi dentro de uma igreja onde eles entendem que quando o pastor toma uma decisão, ela não pode ser discutida.
    Quando alguém queria discutir um assunto que não convinha ao pastor, ele dava a desculpa que era decisão pastoral, logo não cabia discussão.
    Era o cúmulo ver que os irmãos queriam me consolar dizendo que ele era o anjo da igreja e não podia ser contraditado.
    Ninguém queria passar por cima do pastor, todos estávamos nos esforçando na obra, ninguém era alienado ou rebelde, só queríamos ser tratados como irmãos que participavam da obra sem sermos manipulados com desculpas esfarrapadas e chulas.
    Sei que você não falou em igrejas, mas falou sobre expressarmos opiniões com respeito e na hora certa, mas como o meu convívio sempre foi na maior parte do tempo na igreja, penso que é o lugar onde mais deveríamos ser ouvidos e considerados, já que se trata de irmãos que tem o mesmo objetivo, ou pelo menos é assim que deve ser.
    Vou ficar esperando o que você vai mandar de novo ....
    Firmeza.........

    ResponderExcluir
  2. Olá meu brother, Graça e Paz!

    Bem sacado este ponto. Uma vez o pastor Ricardo Gondim falou que sua maior virtude pode se tornar em nosso maior defeito. Um dos pontos levantados foi exatamente o da língua.

    Sinceridade é uma virtude, mas excesso de sinceridade desemboca em grosseria. A título de exemplo, se uma pessoa que encontro está acima do peso por qual razão vou falar a ela: "nooosssaaaa, como você é gordaaaa?"

    Não é por ai, né?

    Um abração,

    JC

    (e obrigado pela visita em meu blog...)

    ResponderExcluir
  3. OI Primo. Como sempre bençaõ seu texto, sabe esta semana tem sido desafiadora para mim, nesta questão da lingua . Tantas coisas tem acontecido, tô passando na prova de fogo. E sinceramente não estou sendo muito aprovada não, viu? Sei que temos que ser prontos para ouvir e tardio para falar, porém as vezes nos deparemos com tanta imbecilidade até nossa mesmo, que fica pauleira calar. Mas vamos seguindo, vc me conhece, no momento sou uma Claudinha melhorada blá, blá, blá. E não sou surpresa para os que me conhecem , muito menos pra Deus, sou só alguém que pela graça de Jesus tenho chegado até aqui, bjs, fui!

    ResponderExcluir
  4. Filho, Deus está aperfeiçoando a sua entrada numa dimensão que nem mesmo vc está percebendo!
    Ter o nosso momento de suscitar esvaziamento saudável, através da coragem de alguém que ousou falar a sua verdade saudável,é algo muito, muito bom! Amo suas postagens. Louvado seja o nome do Senhor!!!! Continue seguindo a orientação do seu amigo ES!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente ao adentrar nesta página reconheço seu valor e a importância de seu autor para a nobre causa do Senhor Jesus Cristo.
    Dito isso, quero convidar você que está lendo estas minhas palavras, a prestar um pouco mais de atenção as revelações do Espírito Santo Verdadeiro em nossos dias.
    Por se tratar de um assunto de interesse universal, pediria sua amável atenção, em uma breve, mais com certeza, produtiva visita ao nosso blog, onde estão depositadas Revelações do Senhor Jesus Cristo, para as quais peço encarecidamente que nos ajude a divulgar. Pois estamos vivenciando um memento muito sensível da palavra profética. Desde já suplico as bênçãos do Pai, do Filho e do Espírito Santo Verdadeiro sobre todo aquele que atender esse nosso chamado em nome do Senhor Jesus Cristo. Clique em martins111 - João Joaquim Martins.

    ResponderExcluir