segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Esquivando da esterilidade

Esquivando da esterilidade




Na última postagem tratamos da esterilidade proveniente das pancadas eclesiásticas. Nela profetizamos o restabelecimento da vida. Mas a verdade é que apesar de crer que em Deus somos curados, os cajados continuam a espancar ovelhas por todo o lado.

O que fazer? Como diria o grande pensador “chaves”: “Quem poderá nos defender?” Entre tantas possibilidades quero apontar duas. A 1ª e mais usada é sair da estrutura que te ofende. O grande problema é que nem sempre essa é a melhor saída.

Em alguns casos, para não endoidar de vez, é melhor chutar a balde e sair fora. Porém isso não resolverá o problema. Talvez no momento seja um refrigério, mas na grande maioria das vezes o problema volta a existir. Talvez por estarmos num tempo de escassez de sanidade eclesiástica, ou por não termos aprendido ainda a guardar nosso coração.

Existem gigantes que enquanto não são mortos, continuam a esbravejar. A ofensa é um desses gigantes. Abusada e espaçosa. Não tem hora pra chegar e ocupa o lugar que era reservado para sua alegria.

Dessa forma, fugir pode nos livrar temporariamente do poder devastador da ofensa eclesiástica. Porém logo ela se apresenta com todas as suas armas.

Então qual seria a outra opção?

“Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. Pv 4:23


Outra versão diz : “sobre todas a s coisas...” ou ainda “Sobre tudo o que se deve guardar...” guarda o teu coração. Esse é o melhor caminho. Quando formos ofendidos. Quando a ofensa nos cercar pelo caminho. Vamos dizer que esse é o primeiro passo para se esquivar da esterilidade que postei anteriormente.

Sei que a leitura desse conselho é poeticamente linda, mas aparentemente impraticável. Mas quero te afirmar que é possível ser ofendido e machucado e ainda sair ileso. Que doidera, não?

A ofensa gera em nós conturbados sentimentos, que se tornam atitudes em milésimos de segundo. E essas atitudes são geradoras dos desastres que desgastam nossas esperanças e forças. A reação a ofensa é inevitável. Porém a forma como reagirmos a ela pode determinar ou não uma vitória ou uma derrota.

O objetivo maior da ofensa é nos prender nela mesma. E não tenha dúvida que ao reagirmos ofensivamente ou indiferentemente, cumprimos o que chamo de Ciclo da Ofensa. Passamos a viver na teia da ofensa. Dia e noite aterrorizados pelo que falaram ou fizeram, ou não fizeram.

O assunto da casa é a ofensa injusta que sofremos. Ao acordarmos até ao dormirmos, nossa cabeça não para de nos dar mil e um argumentos que nos dão razão para estarmos ofendidos. Alguns desses argumentos são verdades outros não. Mas isso não interessa, pois sendo ou não verdade já estamos presos no Ciclo da Ofensa.

Nosso coração desguardado passa a ter como seu tesouro essa ofensa que tanto nos faz sofrer.


“Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração”Mt 6:21.



É hora de esse jogo acabar! Essa tem sido a história que mais tenho ouvido nesses últimos anos. E Também foi a minha história. Mas o Espírito Santo, na marra, me levou a um entendimento novo que tem me libertado. Lembra do Provérbio? Sobre todas as coisas devo guardar meu coração. Passei a entender que dele provém saídas. Ou seja, do coração saem “fontes da vida”. Se eu conseguir guardar meu coração vou conseguir determinar como será minha vida e não a vida vai determinar como serei.

Nas próximas postagens quero compartilhar algo novo e tremendo que tenho descoberto ao lado do meu amigo ES. Como esquivar das ofensas e sem reagir ser vingado. Como usar essas saídas da vida de tal maneira que meu coração permaneça livre pra fluir em Deus e não preso nas ofensas.

Por enquanto vamos ficar pensando se estamos ou não dentro dessa realidade.

Um grande abraço

Graça e paz

Franklin

5 comentários:

  1. Oi primo. Ontem estava falando antes de dormir com as meninas sobre as armaduras espirituais.Então citei a elas a couraça da justiça, e como esta armadura é importante, para guardarmos as entradas do nosso coração. Eu tinha acabado de ler mateus 23: 13 em diante, quando Jesus pega pesado com os mestres da lei condenando seus fingimentos, suas hipocrisias. Ai já viu , né? Já comecei a viajar e lembrar do que temos visto e vivido no meio deste sistema que se chama igreja e do quanto somos tentados a mordemos a isca da ofensa. Então conversando com elas eu lembrei do texto que Diz: Que somente os limpos de coração verão a Deus e assim no meio da conversa, já fomos pra Efésios 6 que fala das armaduras. E percebi que não era elas que na verdade precisavam naquele momento serem ensinadas e sim eu. Então Falamos sobre a couraça e fui ministrada , pensando estar ministrando , rsrsrsrsrs. "Jonh Bevere diz que se não nos arriscarmos ser machucados, não podemos também dar amor incondicional. O amor incondicional dá direito aos outros de nos machucar." Ai! isto que é soco no estômago.Que o amigo Espirito santo me ajude, porque a Ana por ela mesma agirá bem diferente, kkkkkkkk, bj primo.
    OBS: Eu gostaria de publicar a sua primeira postagem em meu blog, dizendo qual a fonte, com seu endereço do blog e tal, ok? É bacana porque é também uma forma de divulgar o seu blog, vlw.

    ResponderExcluir
  2. Como é que tá maninho Franklin ?
    Brigado pelas palavras lá no blog.
    .
    Sabemos que quanto mais do fruto do Espírito Santo tivermos, mais condições teremos para lidar com as ofensas.
    Aí entra a luta da carne contra o Espírito.
    A presença das ofensas nutrem o nosso íntimo de argumentação para que possamos manter acesa a chama do orgulho ferido.
    Confesso que muitas vezes alimentei deliberadamente as mágoas.
    Sentimentos de indignação não permitiam que eu vivesse a tão almejada Paz.
    Fiz das injustiças que sofri o meu tesouro.
    Em minha insanidade me agarrei as ofensas e fiz delas motivos para murmurar e maldizer.
    Mas, naqueles momentos era tudo o que eu tinha.
    Carreguei os malditos fantasmas das ofensas e das injustiças e me mantive naquele mundo pobre e medíocre das micuínhas, e fui levando....
    Até que, como diz a música dos Vencedores : Té que um dia Seu amor senti, Sua imensa Graça recebi, descobri então que Deus não vive longe lá no céu sem se importar comigo. Mas agora ao meu lado está, cada dia sinto o Seu cuidar, ajudando-me a caminhar. Tudo Ele é para mim.
    Agradeço a Deus que me libertou, e com todo o carinho e tolerância tem me ensinado a viver uma nova vida em Cristo.
    O Senhor Jesus, se tornou para mim O exemplo de superação das ofensas.
    .
    Ótimo texto irmão.
    Belezzzzzzzzzzzzzzzzz....................

    ResponderExcluir
  3. É isso aí primo. Quem bebe dessa água de escrever no blog, gosta neh?? rsrsr. Legal tuas escritas. Esterilidade e ofensa são temas super relevantes, graves mas infelizmente relegados a planos inferiores em nosso meio . Muito bem lembrados, continue levantando saudavelmente tudo q vc ganhou do amigo ES! Deus te abençoe mais e mais!

    ResponderExcluir
  4. Franklin, here I am!

    Assunto complexo este. Como diz o texto de Eclesiastes 3:1 - "Tudo tem seu tempo determinado, e há para todo propósito debaixo do céu"..." E lá vem aquele monte de "tempo de juntar e tempo de espalhar, tempo de derrubar e tempo de edificar, tempo de amar e tempo de odiar"...

    Talvez eu não tenha entendido exatamente qual tipo de pancada eclesiástica você se refere, mas - dependendo de qual for - meter o pé não é a pior opção.

    Já chamei ao "ring" alguns líderes que falaram absurdos inaceitáveis de púlpito e não se arrependeram. Já tive uma reunião com um "apóstolo" super conhecido e que recentemente fez um "retiro espiritual" de mais de um ano, patrocinado pelo sistema carcerário americano, tendo metido o dedo na cara dele, acusando as patifarias que estavam começando a acontecer, isso lá pelos anos 90. Isso totalmente direcionado pelo ES.

    Se for algo nessa linha e você tiver o "aval" do ES, limpe a poeira de suas sandálias e dê as costas...

    Sei lá, sou meio radical...

    Um abraço e muito obrigado por sua visita em meu blog. Foi uma honra tê-lo por lá.

    P.S: Já estou acompanhando o seu!

    ResponderExcluir
  5. E aí mano Franklin,,,,,
    Você deixou a gente curioso.....
    Nós queremos leeeeeeeeeeeeerrrrrrrr....
    Manda alguma coisa aí,,,,
    .
    Firmezzzzzzz///////

    ResponderExcluir