terça-feira, 23 de fevereiro de 2010





“Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida”.

Pv 4:23



Como já dissemos anteriormente a fonte é o condutor daquilo que está no interior para fora. Uma das fontes do coração é a palavra, mas ela é apenas a expressão de um pensamento. Por isso precisamos descobrir o que está no interior. Qual é a alimentação que tem nutrido nossas palavras.

Jesus afirmou que podemos descobrir o que está dentro do nosso coração com certa facilidade.

“Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração”

MT 6:21.

Vamos afunilar essa idéia. Podemos dizer que há dois lugares onde está nosso tesouro. Nas coisas desse mundo e nas coisas do alto. O primeiro tesouro envolve muitas coisas como casa, carro, vida financeira, emprego, amor, sexo, dinheiro, fama, reconhecimento e autoridade ministerial ou secular, entre tantas outras coisas. Quando colocamos nosso coração nas coisas desse mundo, essas irão determinar o que vai jorrar de nossas fontes.

Para nos ajudar vamos dar uma espiada no que Tiago afirma sobre o assunto. O texto diz que existem características que determinam onde está o nosso coração. Ele chama o que nutre a fonte com as coisas desse mundo de sabedoria que não desce do alto. E aponta três características para quem usa dessa sabedoria.

“Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.”

Tg 3:15

Vamos então ver se nossas palavras são a expressão daquilo que é da terra ou do céu. A primeira característica é que ela é terrena. Para entender o que Tiago quis dizer precisamos ter em mente que esse capítulo todo está falando sobre a língua, ou seja, a fala. Dessa forma podemos entender que a fala é a expressão de uma sentença antes elaborada por nossa mente. Isso quer dizer que julgamos e sentenciamos pessoas o tempo todo. E é ai que mora o perigo. Por essa sabedoria ser terrena, ela nos dá a limitação que nos incapacita a julgar. O homem é limitado. Não conseguimos ter todos os lados de uma verdade, para que assim pudéssemos julgar. A humanidade nos faz cometer injustiças. Somos traídos por sentimentos e impressões.

Em segundo ela é animal. Há algum tempo atrás os circos foram impedidos de continuarem com animais perigosos. Lembro do triste caso de uma criança que morreu por chegar perto de uma das jaulas. Sabe por quê? Porque o animal preso não deixa de ser perigoso. Mesmo preso, a qualquer momento ele pode se soltar e aí já viu.

Isso quer dizer que podemos tentar fazer somente o que é certo o tempo todo. Mas dentro de nós existe um animal e ele pode se soltar a qualquer minuto. Conseguimos controlar nossa fala, até que o leão se solta. Falamos então as piores coisas, que achávamos que nunca mais diríamos. É o animal!

E por último ele diz que ela é diabólica. É como se dentro de nós houvesse a legalidade para que o Diabo operasse. Depois de julgarmos (terrena) e ofendermos (animal) só resta o diabo terminar o serviço. Ou seja, nossas palavras podem ser perigosas se nosso coração estiver nas coisas daqui de baixo.

Antes de continuarmos pensando sobre o assunto precisamos buscar em Deus através do amigo ES se nossa fonte tem jorrado esse tipo de água. Terrena, Animal e Demoníaca.

Se a resposta for sim, é chegado o tempo de estancar essa fonte. O primeiro passo é reconhecer a necessidade de mudança. Depois se arrepender precisamos então buscar em Deus como mudar o reservatório do nosso coração. E assim nutrir nossa fonte com aquilo que é do alto. Isso é possível. Não é uma questão de temperamento. Mas sim de buscar novos tesouros.

Vamos terminar o assunta na próxima postagem

Um grande abraço

Graça e Paz.

Franklin

5 comentários:

  1. Oi primo. Maravilhoso texto, como sempre, mas eu não estou neste momento querendo comentar sobre ele. Eu só vou dizer que reconheço minha arrogância e minha necessidade de mudança, porém o meu coração neste momento presente , digo, hoje, agora tá meio cansadinho para buscar novos tesouros. Nada de anormal, né? Tem tempo pra tudo e como sou normal, não tô afim de buscar muita coisa só de ficar quieta. Acho que estou precisando só parar, me alimentar e dormir , igual Elias fez, rsrsrs. Mas logo vou estar renovada e vou nadar em águas tranquilas. Bj grande amo tu tatu.

    ResponderExcluir
  2. E aí hermano Franklin firmeza?
    Como você conseguiu essa minha foto pro blog ? kk
    .....desculpa minha fraqueza de bobão..kkkk
    ..
    Sabe irmão, creio que todos nós que amamos ao Senhor, desejamos de todo o nosso coração ter um comportamento que O glorifique em todos os momentos.
    A luta que enfrentamos no dia a dia procura nos desestabilizar e muitas vezes consegue.
    Uma das passagens bíblicas que mais tem me chamado atenção é: Tudo o que é bom, tudo o que é puro,,,,,,,,,seja isto o que ocupe o nosso pensamento.
    É como você diz: Não é questão de temperamento, mas sim de nutrir o nosso íntimo com o que é do alto.
    Este seu post tem um ótimo conteúdo e pode ser usado em pregações.
    Beleza mano Franklin.

    ResponderExcluir
  3. Oi Irmão,,, tô aqui pra deixar o endereço do blog da minha esposa,,,,
    .
    http://correndocomjesus.blogspot.com/
    .
    Te desejo saúde e paz no Senhor.

    ResponderExcluir
  4. Irmão Franklin,,,,,agradeço pelas palavras no blog da Débora.
    Desejo que a paz do Senhor esteja a cada momento te acompanhando e confortando no dia a dia.
    Até..

    ResponderExcluir
  5. simone lira de barros4 de março de 2010 às 00:53

    oi meu amor.Não poderia ficar de fora dessa visto que temos vivido todas essas loucuras juntos. Desafios que Deus tem apresentado para estarmos com o coração puro diante de toda as ofensas que já enfrentamos.obrigada porque hoje já vou com mais facilidade até a cruz. Ali deixo todas as minhas dores.
    beijinhos da sua si.

    ResponderExcluir